2 bandas baianas que você precisa conhecer

Você pode não saber, mas a música de Salvador não se resume a Ivete Sangalo e Cláudia Leitte. A cena […]

Você pode não saber, mas a música de Salvador não se resume a Ivete Sangalo e Cláudia Leitte. A cena cultural do Estado já passou por várias fases. Foi onde Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia encontraram terreno fértil para os Doces Bárbaros. Onde Dodô e Osmar inventaram a guitarra baiana, o samba-reggae foi incorporado por Neguinho do Samba e Carlinhos Brown surgiu com a Timbalada.

Mas, longe da pretensão de apresentar esse cenário tão complexo com influências e referências diversas, trouxemos dois grupos musicais que vocês não podem ficar mais um dia sem conhecer ̶e̶, ̶c̶a̶s̶o̶ ̶j̶á̶ ̶c̶o̶n̶h̶e̶ç̶a̶, ̶a̶p̶r̶o̶v̶e̶i̶t̶a ̶o̶ ̶p̶o̶s̶t̶ ̶p̶r̶a̶ ̶o̶u̶v̶i̶r̶ ̶d̶e̶ ̶n̶o̶v̶o. Se ainda não te convenci a ouvir as músicas, veja os clipes: a preocupação com a estética deles são um bom motivo para dar uma chance e conhecer.

Baiana System:

Baiana System é um grupo formado por Russo Passapusso, Roberto Barreto, SekoBass, João Meirelles e Ícaro Sá, e conta com a colaboração de diversos músicos.

Iniciado em 2009 com grande influência da guitarra baiana e do sound system (cultura vinda da Jamaica há mais de 15 anos), o Baiana já teve a benção de Caetano Veloso, q̶u̶e̶ ̶f̶o̶i̶ ̶u̶m̶ ̶p̶o̶u̶c̶o̶ ̶a̶t̶r̶a̶s̶a̶d̶o̶ ̶n̶a̶ ̶d̶e̶s̶c̶o̶b̶e̶r̶t̶a̶,̶ ̶n̶o̶ ̶i̶n̶í̶c̶i̶o̶ ̶d̶e̶ ̶2̶0̶1̶8̶. E os fãs especulam o lançamento de um álbum novo para os próximos meses.

 

Os shows da banda são uma grande experiência corporal para quem participa. Eles estiveram pela primeira vez em Porto Alegre em março deste ano, no Opinião.

 

 

 

Coletivo Àttøøxxá:

O Àttøøxxá estourou no carnaval de 2018 com o hit “Popa da Bunda” e parece ter sido um pouco influenciado pelo crescimento do Baiana System por ter tantas referências eletrônicas. Mas com uma pegada mais experimental, reinventa o pagode baiano. O grupo se preocupa em valorizar temas marginalizados com as suas letras e fogem do estereótipo da mulher como objeto. O hit do grupo, por exemplo, foi feito para ser uma resposta aos homen

 

s que invadem o espaço das mulheres durante o carnaval e usam como desculpa a roupa que elas vestem.

 

 

O próximo trabalho do grupo já tem nome: Luv Box. Ao contrário do primeiro disco, o Àttøøxxá promete valorizar mais o samba.

 

Mas enquanto as duas bandas não lançam seus novos discos, ficamos acompanhando com ansiedade a agenda de shows e o resto do cenário musical baiano, para não perder nada de interessante.

 

SOBRE O AUTOR

Caroline Musskopf

Estudante de jornalismo metida a inteligente.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.