Água por todo lado: divas pop que se expressam com o azul

A cor azul tem vários significados, mas o mais importante é o famoso “feeling blue”. A água liberta ou afoga Beyoncé, Lana e Demi? Confira esses clipes!

A música pop é tão ampla que tem a capacidade de variar entre dançante e animada para um mergulho em sentimentos angustiantes e libertadores. Dentro da cultura pop, ainda que a cor azul tenha muitos significados, o simbolismo mais importante quando se trata dos sentimentos é o famoso “feeling blue”. Essa expressão é usada em diversas letras das músicas para se referir ao sentimento triste e melancólico do cantor. Curiosamente, eles usam muito o elemento “água” para se expressar.

 

Água para libertar, água para afogar

É normal que em muitos dos videoclipes de músicas, os produtores procurem ao elemento da água na criação do briefing do vídeo. Certamente, a narrativa da história em cenas normalmente são feitas com um personagem mergulhando na água. Todavia, para cada música essa ideia tem um significado diferente, e a gente te conta alguns. Semelhantemente, artistas como Lana del Rey, Beyoncé e Demi Lovato usaram ela pra se expressar em clipes.

 

Blue Jeans – Lana del Rey

 

 

Sabemos que a mensagem principal do trabalho de 2012 de Lana del Rey é “nascida para morrer”. Aliás, isso ficou bem claro em Blue Jeans, onde ela acaba morrendo no final por causa do amor. A estética do clipe abre vários pensamentos: ela veste branco para representar sua pureza, sua iniciação. Ou um quadro que precisa de cor. Um começo. Já a piscina, apresenta seu novo mundo social: gostoso, viciante e sufocante. A cauda de jacaré no homem que aparece no clipe pode significar que ele é perigoso. Contudo, após afogar Lana ele se arrepende e percebe que a ama, decidindo assim morrer junto com ela. Dramático, não é mesmo?

 

Hold Up – Beyoncé

 

 

Como diria Adele, Lemonade é “álbum monumental” de Beyoncé. Afinal, a cantora inicia todas as músicas com um poema da poetista britânica Warsan Shire, falando sobre as fases de um relacionamento em ruínas. O álbum visual é dividido em 12 capítulos que expressam essas etapas: indo da intuição até a redenção.

Primeiramente, precisamos destacar o segundo ato desse processo da reconstrução amorosa que a nossa Queen B passou: a NEGAÇÃO. Na música “Hold Up”, Beyoncé está dentro de uma igreja que está submersa a água. Angustiada, ela recita o poema e em sua volta estão elementos religiosos. Nesse cenário, ela fala sobre mudança. O elemento da água no clipe representa a angústia da necessidade de perfeição para ser amada. Já no final do poema, ela abre as portas e sai do lugar onde estava, com um sorriso no rosto. Assim sendo, inicia um dos clipes mais libertadores da diva.

Confira o poema recitado pela rainha da beeyhive
“Tentei mudar, fechei mais a minha boca, tentei ser mais flexível, mais bonita, menos acordada. Jejuei por 60 dias, vesti branco, me abstive de espelhos, de sexo. Devagar não disse mais nenhuma palavra. Naquela época, eu deixei meus cabelos crescerem até meus tornozelos. Dormi num tapete sobre o chão. Eu engoli uma espada. Eu levitei. Fui ao porão, confessei meus pecados e fui batizada em um rio. Levantei e disse: ‘amém’. E eu falei sério. Chicoteei minhas próprias costas e pedi por domínio aos seus pés. Me atirei em um vulcão. Bebi o sangue e o vinho. Sentei sozinha, implorei e me curvei a Deus. Fiz o sinal da cruz e pensei ter visto o diabo. A pele sobre meus pés engrossou, tomei banho em alvejante e sequei minha menstruação com páginas do livro sagrado, mas ainda assim, dentro de mim, estava presa a necessidade de saber: você está me traindo? Traindo? Você está me traindo?”

 

Neon Lights – Demi Lovato

 

 

Na música Neon Lights, da diva pop Demi Lovato, vemos ela toda sensual dentro da água. Iniciando uma nova fase na carreira, ela literalmente, afunda a old Demi, bem como emerge a new Demi. Ainda que a faixa comece com uma baladinha bem calma, no refrão explode a batida e você começa a dançar feito louco. Portanto, “Neon Lights” é uma música perfeita para festas, lembrando muito o estilo do David Guetta com um toque de Rita Ora.

De longe é a MELHOR faixa do álbum (lovatic que é lovatic vai concordar). Ela é alegre, dançante e representa muito bem a fase que Demi Lovato vivia na época. O álbum DEMI, em si, transmite maturidade, força e com batidas fortes. Da mesma forma que algumas faixas são muito alegres e todas as músicas são de muito bom gosto, Demi mostra evolução vocal, talento e superação nesse álbum.

 

Retorno pela água de Avril Lavigne

O retorno da nossa complicated girlfriend será nessa levada. A cantora canadense, Avril Lavigne, marcou seu retorno após cinco anos afastada da música. Em um post no site oficial, ela fala de seu período turbulento por causa da doença de Lyme. O lançamento do primeiro single está marcado para o dia 19 de setembro. E adivinha qual é o elemento principal que ela trabalha? Água.

Matéria feita por David Ferrás durante o Estágio Obrigatório em Jornalismo na Rádio Mix.

SOBRE O AUTOR

Ana Szezecinski

Aquela do sobrenome complicado e que usa protetor solar 50. Jornalista.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.