DC: Afinal, qual é o problema de suas adaptações para o cinema?

DC e Warner podem perder seu elenco principal e muito provavelmente, o rumo.

Esta semana os fãs da DC se depararam com um rumor atordoante, afinal Henry Cavill pode não interpretar mais o Superman. Primeiramente, é preciso deixar claro que não há ainda nenhum anúncio official, nem pela Warner, nem pelo ator. Entretanto, em se tratando da DC, essa possível perda não seria surpreendente. O DCEU (DC Expanded Universe, ou Universo Expandido da DC) realmente deixa a desejar em termos de planejamento. Os 1367 filmes do Batman que o digam. É impossível pensar em Warner e DC e não lembrar de “Batman & Robin”, com Geoge Clooney no papel do homem-morcego. Além disso, é difícil esquecer do famigerado BatCard citado no filme, com a frase: “não saia da batcaverna sem ele”. Lamentável.

 

 

Entretanto, vamos mudar de assunto, para não mexer muito em um passado terrível da DC. Afinal, a Warner Bros. teve a brilhante ideia de contratar Christopher Nolan para fazer uma trilogia do Batmam. Assim sendo, tivemos uma das melhores sagas de Bruce Wayne nas telonas. Claro, todavia com excessão dos últimos 30 minutos de “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”. E além disso, tivemos um dos melhores filmes de heróis dos últimos tempos, “Batman: O Cavaleiro das Trevas”. Aliás, esse longa tem sido o escudo de fãs da DC em combates com fãs da Marvel, tal sua espetacularidade. Similarmente, outro grande filme da DC foi “Mulher-Maravilha“, que surpreendeu até mesmo o mais árduo fã.

 

 

Posteriormente, a DC lançou “O Homem de Aço”, nos apresentando um Superman mais aventureiro, por vezes até sombrio. De repente, há o anúncio de “Batman vs Superman: A Origem da Justiça”, que contará com um Batman mais velho. Como a trilogia de Nolan encerrou com um Bruce Wayne se aposentando e um Robin tomando seu lugar, era de se esperar que a Warner retomasse o herói a partir daquele ponto. Com Christian Bale no papel principal e Michael Caine como Alfred. A história fecharia muito com Batman vc Superman, com Bruce retornando da aposentadoria. E pior ainda, utilizaram o Apocalipse, o vilão que mata o homem de aço nas HQs. Sem nenhuma grande trama, apenas jogaram fora uma saga.

 

Superman vs Apocalipse nos quadrinhos

 

Mas afinal, qual o problema da DC?

A saber, foi chamado na época Ben Affleck para o papel do Batman. Contudo, advinhem, Affleck parece também estar deixando o papel do herói. Infelizmente, parece que a DC e a Warner pecaram muito em seu planejamento. É fácil tirar como exemplo a Marvel, bem-sucedida, mas não tem como evitar. A Marvel fez contratos com seus principais atores para durarem enquanto seus personagens forem essenciais aos filmes. E uniu todas as histórias, desenvolvendo aos poucos. Afinal, acredito que se “Vingadores: Guerra Infinita” fosse lançado a cerca de nove anos, não teria a mesma repercussão. Inegavelmente o MCU (Marvel Cinematic Universe, ou Universo Cinematográfico da Marvel) foi muito bem planejado. Todas as histórias se ligam, continuam umas as outras, pois foram pensadas com muita antecedência.

 

 

Mas, esperamos que Cavill, que acabou de ser anunciado como Geralt de Rívia na série baseada no jogo The Witcher, permaneça como Superman. Que Mulher-Maravilha tenha uma continuação digna do primeiro filme. Mas a Warner tem nos dado um conselho constantemente, que é melhor ser seguido, “não crie expectativas”. Pois, se não criarem expectativas, não irão se decepcionar.

 

Veja mais

>> Henry Cavill protagonizará Geralt de Rívia na Netflix

>> “Liga da Justiça” mostra alguns dos maiores atributos, e alguns dos maiores defeitos, em filmes da DC

>> Todos os trailers bons que você precisa ver da Comic-Con

SOBRE O AUTOR

Ricardo Azevedo

Mestre Jedi, Guardião da Terra Média, Vingador, agente da UCT e irmão juramentado da Guarda da Noite. Nas horas vagas, diretor de TV e redator/blogueiro, mas 24 horas nerd.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.