Havana: tudo sobre o eleito Clipe do Ano

Saiba tudo sobre o videoclipe divertido de “Havana” da Camila Cabello – que eleito “Clipe do ano” no VMA 2018. A cerimônia aconteceu no dia 20 de agosto.

Havana” da Camila Cabello foi eleito o Melhor Clipe do Ano! Na última segunda-feira, dia 20, ocorreu o VMA 2018 (Video Music Awards) – premiação para os melhores videoclipes de 2018. Além da tradicional entrega dos prêmios, o evento é mundialmente conhecido por performances (e tretas) memoráveis.

Havana” venceu a principal categoria da noite. O vídeo desbancou os favoritos “This is America” do Childish Gambino e “Apesh*t” dos The Carters. Eu confesso que fiquei bastante surpresa com a escolha, uma vez que o vídeo de Camila é divertido e menos reflexivo que os concorrentes. Porém, achei o prêmio muito merecido e irei destacar os principais pontos do mesmo.

 

Enredo do vídeo

O clipe de ‘Havana‘ conta a história de uma moça sonhadora e apaixonada. Ela adora acompanhar as histórias românticas de sua atriz preferida tanto na televisão como no cinema. Porém, sua avó e irmã ficam preocupadas por ela não sair de casa e namorar como uma adolescente comum. Contrariada pelas duas, a jovem acaba indo ao cinema assistir a um romance. No final do filme, ela fica indignada pois o casal não fica junto e reclama. Nesse momento, a atriz fala diretamente com ela e pergunta “por que ela não vai atrás da sua própria história?“. Pensando nisso, ela sai do cinema e algo surpreendente acontece. Assista ao clipe abaixo:

 

 

Apesar de possuir mais de seis minutos, “Havana” não se torna cansativo nem confuso. O vídeo foi dirigido pelo experiente Dave Meyers – que já havia trabalhado com grandes artistas como Kendrick Lamar e Katy Perry. Além disso, o clipe conta com as participações especiais de Lele Pons, Noah Centineo e Lejuan James.

 

Mensagem aos sonhadores

Ao final do vídeo, somos apresentados à mensagem “Dedicado a todos os sonhadores”. O clipe foi dedicado pela cantora não só aos fãs como também ao seu próprio sonho de viver de sua própria música. Para quem não sabe, Camila Cabello participou do programa “The X Factor” de 2012 e de lá formou o grupo feminino Fifth Harmony. No final de 2016, a cantora deixou o grupo para se dedicar à carreira solo, mas até hoje é alvo de polêmicas sobre sua relação com as outras integrantes.

 

 

Apesar das fofocas, a carreira solo fez somente bem à Camila. Seu trabalho não só nas músicas como também nos vídeos e shows vem sendo cada vez mais exaltado não só pela mídia mas pelos próprios fãs. Ademais, em “Havana“, a cantora atua nos dois papéis principais, além de ter emplacado a faixa como uma das mais tocadas em vários países. Além disso, no VMA 2018 Camila ainda levou o prêmio de “Artista do Ano”.

Confira os principais destaques desta edição do VMA 

Quantos aos nomes das personagens no clipe – Karla e Camila – se referem diretamente à cantora. “Karla” é o primeiro nome da artista, o que faz referência ao fato dela ter escrito a própria história como artista, assim como a personagem do vídeo.

 

Referências à cidade de Havana

Camila nasceu em Havana, na ilha de Cojímar, em Cuba.  Quando criança, viveu em Havana e no México, até se mudar permanentemente para os Estados Unidos com sua família. Portanto, “Havana” claramente é uma homenagem à sua terra natal e isso aparece não só na letra saudosa, como em vários elementos latinos no clipe.

Havana” possui uma originalidade divertida não só no enredo como na construção. Assim, abordando diferentes personagens, cenários e coreografias, Camila conseguiu passar a mensagem de buscar seus sonhos e ainda homenagear suas origens. Você gosta desse clipe? Achou merecida a premiação?

SOBRE O AUTOR

Maria Eduarda Michael

Publicitária apaixonada por shows e pelo U2.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.