Mudança de hábitos alimentares na pandemia é o tema do Talk Mix desta semana

Podcast abordou como o isolamento social tem impactado na alimentação das pessoas nos últimos meses

Imagem: Unsplash/Douglas Lopez

O período de isolamento social trouxe muitos desafios para o dia a dia. E um deles está relacionado a manter bons hábitos alimentares. Para abordar esse tema no segundo episódio do Talk Mix, os estudantes de Jornalismo da Ulbra Thaila de Souza Lopes e Gabriel Silveira entrevistaram a psicóloga Luriam Lopes e a nutricionista Fabiana Borges.

Segundo uma pesquisa realizada por estudantes da Universidade Feevale, os sentimentos estão influenciando no comportamento alimentar durante o distanciamento social. O estudo apontou que 54% dos entrevistados sentem-se mais mal-humorados durante a pandemia, seguidos de sentimentos como preocupação, ansiedade e incerteza. Quando há sentimentos negativos, a busca por alimentos hiperpalatáveis chega a 57,8%, enquanto a procura por alimentos com alto valor nutritivo chega apenas a 9,9%.

De acordo com a psicóloga Luriam Lopes, o alimento contém proteínas e vitaminas que são necessárias também para a ativação de alguns neurotransmissores, que agem em função do prazer. Por isso, muitas vezes, quando a pessoa apresenta emoções negativas, como tristeza e tédio, ela busca saciar essa “fome psicológica”. 

A nutricionista Fabiana Borges destaca a importância de entender as manifestações do corpo, e explica a diferença entre a fome fisiológica e a fome psicológica. De acordo com ela, a fome fisiológica vem aos poucos, gradualmente, de forma que podemos esperar. Já a fome psicológica vem repentinamente, surgindo pelo desejo de um alimento específico, como brigadeiro, doces e frituras. 

Fabiana afirma que é arriscado fazer restrições calóricas e dietas ousadas nessa quarentena. De acordo com a nutricionista, isso afeta no metabolismo e pode prejudicar tanto na prevenção, quanto no combate ao vírus. O ideal, conforme ela, é manter uma alimentação diversificada, sempre optando por frutas e vegetais, que são ricos em nutrientes e vitaminas.

Quer saber mais sobre o tema? Confira o podcast!

 

SOBRE O AUTOR

Rádio Mix

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.