Netflix | O sucesso de “Para Todos os Garotos que Já Amei”

A comédia romântica adolescente, baseada no best-seller homônimo, é o novo sucesso da Netflix – e nós vamos te explicar o porquê

Um dos mais recentes lançamentos da Netflix, “Para Todos os Garotos que Já Amei” vem encantando a quem gosta de comédias românticas adolescentes. Disponível no serviço de streaming desde o último dia 17, a história vem colecionando elogios da crítica e do público. Também pudera. O filme reúne vários elementos que o tornam atrativo.

 

1. O Livro

Netflix

Primeiramente, é adaptação da Netflix para este livro que conquistou fãs ao redor do mundo. O best-seller “Para Todos os Garotos que Já Amei”, escrito por Jenny Han, foi traduzido para diversas línguas e ganhou duas continuações! Então, será que a Netflix também vai filmá-las?

 

2. A História

Netflix

A trama acompanha Lara Jean, uma garota americana de 16 anos. Ela tem traços asiáticos herdados da mãe coreana, já morta. Vive com o pai viúvo e suas duas irmãs, uma mais velha e uma mais nova. No início da história, descobrimos que a mais velha vai morar na Escócia para fazer faculdade. Isso, por si só, já deixa Lara Jean inconformada, porque a irmã é uma de suas poucas amigas.

 

Netflix

Muito solitária, tímida e insegura, Lara tem poucos relacionamentos – estamos falando de amizades mesmo, já que romance nunca teve nenhum. O que não a impede de sonhar com um. Leitora compulsiva de romances, ela escreveu ao longo da vida cinco cartas, uma para cada “amor” que teve: do menino por quem se encantou em um acampamento na infância ao melhor amigo, agora ex-namorado de sua irmã mais velha.

 

Netflix

As cartas, guardadas em uma caixa, acabam sendo enviadas quando a irmã já foi morar fora. Mas claro que a Lara Jean não queria isso. Nunca quis! E, a partir daí, óbvio que alguns dos amores dela passam a confrontá-la. Além disso, ela própria passa a ter que confrontar a sua vontade de viver um grande amor.

 

3. O Filme

Netflix

Mas não vamos dar spoilers e nem comparar o livro com o filme, até porque há algumas diferenças entre eles. Contudo, o filme da Netflix é encantador. Embora tenha uma protagonista feminina, “Para Todos os Garotos que Já Amei” pode agradar a todos que se interessam por histórias de amor leves e divertidas. Ok, tem uma parte bem pesada em que a personagem é exposta, mas tirando isso e sem dar spoiler, o filme é leve e divertido. E, de quebra, ainda pode ser uma boa opção para você assistir com seu ou sua crush, que tal?

 

Netflix

Tecnicamente falando, a fotografia é bem bonita, que combina com algumas cenas filmadas de maneira pouco usual para filmes desse tipo, com cortes bem originais. Dando vida ao roteiro, a Netflix escalou um elenco muito talentoso, em que todos se destacam.

 

4. A Protagonista

Mas o principal destaque é mesmo Lana Condor, que vive Lara Jean.

Netflix

 

Por quê? Porque a atriz é muito carismática e sabe conduzir a protagonista em todas suas nuances. Como resultado, dá vontade de ser amigo dela. De verdade nos pegamos torcendo pela garota. Além disso, é muito interessante ver, mesmo que tardiamente, uma atriz com traços orientais como protagonista de uma comédia romântica adolescente, e não como coadjuvante que serve para piadas.

Netflix

 

Vale lembrar que isso acontece no mesmo ano em que foi lançada uma comédia romântica adolescente com protagonista gay, “Com Amor, Simon”. Ou seja, talvez Hollywood esteja se abrindo a mostrar pontos de vista diferentes, nunca vistos para histórias que todos passamos, como as crises da adolescência, a descoberta da sexualidade e o primeiro amor.

Netflix

 

Lana, que é do Vietnã, ainda consegue ter química com todos do elenco com quem contracena: o pai (vivido pelo veterano John Corbett), as irmãs, a melhor amiga, os seus “amores” e sua “rival”. Faz parecer que Lara Jean realmente existe. E que poderia ter sido parte da minha ou da sua adolescência.

Netflix

 

5. Os Amores de Lara Jean

Quanto aos amores da protagonista, dois intérpretes se destacam.

Netflix

Israel Broussard, que vimos nos cinemas ano passado em “A Morte te dá Parabéns”, convence como Josh, o ex-namorado da irmã de Lara que descobre que a cunhada, até então sua melhor amiga, era apaixonada por ele, ao mesmo tempo em que tenta superar o fim do namoro. É, é meio complicado mesmo…

 

Netflix

Do outro lado, está Noah Centieno, como o playboy Peter Kavinsky (Lara o chama diversas vezes pelo nome e sobrenome). O cara é o típico galã popular da escola, que todo mundo baba o ovo. Também está passando por um término, mas quer reconquistar a ex bem quando acaba sendo atingido pela carta de amor inesperada de Lara Jean.

 

NetflixNo entanto, Noah está até melhor que Israel em cena. E talvez nasça aí um novo astro de Hollywood! Porque já tem crítico apostando nele como o novo galã de comédias românticas, conquistando, além da Netflix, as grandes telas dos cinemas.

Sobre o Noah, temos as seguintes informações bem importantes aleatórias para acrescentar:

Netflix

 

Informação aleatória 1: tem gente dizendo que ele parece o Mark Ruffalo novinho. E Mark, muito antes do Hulk e de receber três indicações ao Oscar, também era um ator de comédias românticas. Olha que coincidência. Ou não. Vai que você ache que eles não se parecem, hahahaha.

Netflix

 

Informação aleatória 2: ele é o par romântico da Camila Cabello no clipe de “Havana”, que semana passada ganhou o prêmio de Videoclipe do Ano no VMA. Confere aí!

Enfim, voltando ao filme…

Netflix

O que acontece com Lara Jean e seus amores? Bom, isso você até pode supor. Porque, sim, como toda comédia romântica, estão lá os clichês. Contudo, “Para Todos os Garotos que Já Amei” não nega isso, o que é um ponto positivo, fazendo referências a vários filmes do gênero, como “10 Coisas que Eu Odeio em Você” e “Gatinhas e Gatões” – este último está nesta lista que foi publicada aqui no site da Mix com clássicos que você pode assistir na Netflix.

 

Netflix

Mas, de qualquer forma, “Para Todos os Garotos que Já Amei” cumpre bem o seu papel de entretenimento. E já que nesta quarta, dia 29 de agosto, a Netflix completa 21 anos, é uma ótima pedida para comemorar.

 

Aqui fica o trailer pra quem quiser dar uma conferida antes de assistir ao filme. E se você já assistiu, comenta o que achou!

SOBRE O AUTOR

Lucas Adolfo

Escrevi meu primeiro livro (de muitos, espero) aos 10 anos e me formei publicitário aos 20. Espero que com 30 ganhe um Oscar - ou vire comentarista da premiação na Globo, pois acho que sou capaz de opinar. Um beijo pra Glória Pires!

COMENTÁRIOS

2 respostas para “Netflix | O sucesso de “Para Todos os Garotos que Já Amei””

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.