O Doutrinador: chega aos cinemas!

O cavaleiro das trevas versão tupiniquim chega nas telonas esse mês. Bora conhecer mais sobre a história por trás de O Doutrinador?

Não, você não leu errado. Nosso Brasil varonil terá um Arrow para chamar de seu. O Doutrinador tem data de estreia prevista para o dia 20 de setembro e promete muito sangue, violência e justiça feita com as próprias mãos.

O filme conta a história de Miguel, um mestre em artes marciais, perito em explosivos e agente federal, mas tudo muda completamente quando a sua filha se torna vítima de uma bala perdida. Após a tragédia, ele vira uma máquina de matar com um só objetivo: exterminar todo e qualquer corrupto.

Entenda como O Doutrinador surgiu

Então, tudo começou em 2008 com o design gráfico Luciano Cunha. Cansado da situação do país, ele decidiu reunir toda a sua indignação/revolta/saco cheio em uma história. Surgia então “O Doutrinador”, só que na versão HQ. Cinco anos depois, após receber muitos “nãos” de várias editoras, ele abraçou o lema “faça você mesmo” e lançou na rede as suas obras. O feedback foi muito positivo. Segundo ele, as pessoas se identificaram bastante com a história.

Ilustração da HQ de O Doutrinador

Ilustração da HQ de O Doutrinador

Depois disso, a HQ começou a ser publicada semanalmente no Facebook e ganhou uma versão impressa em 2013. Luciano aproveitou a onda de manifestações que tomaram conta do país naquele ano e publicou, de forma independente, a primeira edição que esgotou em 2014. Em seguida, foi lançada a continuação intitulada “Dark Web”, escrita em parceria com o músico e ativista carioca Marcelo Yuka e publicada pela Editora Redbox. Desde então, Cunha vem trabalhando na terceira história, Zonas Autônomas.

Diálogo de uma das HQs

Diálogo de uma das HQs

Pouco depois do seu primeiro lançamento, O Doutrinador viralizou e hoje já conta com mais de 100 mil curtidas no Facebook. Todo esse sucesso atraiu os olhinhos do pessoal das telonas e a proposta para adaptação em longa metragem chegou. Cunha negociou os direitos da obra com as produtoras DownTown Filmes e Paris Filmes.

O que podemos esperar da era Doutrinador?

Antes de tudo é legal entender a importância do Doutrinador para o mercado brasileiro. É a primeira vez que vemos um personagem brazuca ter um plano transmídia, ou seja,  ele vai ser transmitido em diferentes mídias que irão se complementar. Nesse caso, cinema, HQ e série – sim, vai ter série também. Tirando O Doutrinador, apenas a Turma da Mônica tem um projeto como esse e isso mostra como o mercado brasileiro de HQs e cinema está evoluindo.

O uniforme do justiceiro seguiu a risca o das HQs

O uniforme do justiceiro seguiu a risca o das HQs

Quando assisti o trailer fiquei bem surpresa pela qualidade das imagens , a variedade de planos e a construção da história. Não foi preciso muitos minutos para notar o ar crítico que o longa quer trazer sobre a situação do Brasil. O que esperar de um filme que joga no ar essa frase: “a corrupção é parte da engrenagem que faz tudo girar nesse país” ? Eu juro que estou tentando não criar muitas expectativas, mas não dá.

Leia mais: (Des)Encanto: Porque você precisa assistir a nova animação da Netflix

Leia mais: Henry Cavill protagonizará Geralt de Rívia na Netflix

O ator Edu Moscovis também irá participar do filme.

O ator Edu Moscovis também irá participar do filme.

Fora isso, temos Marília Gabriela como a Ministra Marta Regina e, pelo que tudo indica, será uma das vilãs. O Doutrinador será interpretado por Kiko Pissolato que também será o protagonista na série. E é claro que não faltou aquele famoso pulinho de super-herói: mãos abertas, pernas dobradas e pés juntos.

O que muita gente espera agora é que O Doutrinador abra as portas para mais produções de heróis nacionais como: o Lagarto Negro, Escorpião de Prata e o Esquadrão Amazônia. Não seria nada mal termos a nossa própria Liga né?

Enquanto dia 20 não chega, aproveite para dar uma olhada no trailer:

SOBRE O AUTOR

Eduarda Toledo

Estudante de Jornalismo, apaixonada por Artes Cênicas e, agora, blogueirinha.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.