“O quê que há, velhinho?”: Pernalonga completa 80 anos esse mês

Os destaques do Cafezinho de hoje, 22/07

Pernalonga, 80 anos

“O quê que há, velhinho?” O bordão, repetido à exaustão nas animações do Pernalonga, já faz parte do imaginário coletivo. Em julho, o personagem completa 80 anos em meio a uma nova fase, com curtas animados publicados na internet. Mas o Pernalonga é muito mais que um coelho esperto (ou uma lebre?); ele é um dos personagens mais importantes da história da animação.

A primeira aparição oficial do Pernalonga (Bugs Bunny, no original) foi em 27 de julho de 1940, no filme A Wild Hare.

O grande responsável pela remodelação do personagem foi o diretor Tex Avery (1908-1980), um dos grandes mestres da animação do século 20. Ainda muito jovem, no fim da década de 1920 e no início da década de 1930, Avery trabalhou nos filmes do Oswald, o Coelho Sortudo, uma das primeiras criações de Walt Disney, que seria praticamente um embrião tanto para Mickey quanto para Pernalonga nos anos seguintes.

Ainda nos anos 1930, Avery sofreu um acidente e perdeu a visão em um dos olhos, o que afetou sua percepção de profundidade. Há quem acredite que esse problema acabou virando uma vantagem para o animador, que conseguiu inovar na forma da animação por meio do exagero e da distorção dos personagens, técnica que ele aplicou não apenas com o Pernalonga, mas em todas as criações que ajudou a consolidar dos Looney Tunes.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

 

Hoje tem Gre-Nal 425

O clássico 425 da história vale pela quarta rodada do segundo turno do Gauchão. A partida será disputada às 21h30 no estádio Centenário, em Caxias do Sul.

A prefeitura de Porto Alegre vetou o duelo no Beira-Rio pela situação da cidade em meio à pandemia do Coronavírus. Para evitar aglomerações, o embate, assim como todos os outros do estadual, ocorrerá com os portões fechados.

O Inter aposta no histórico no palco da partida. Em três Gre-Nais no Centenário, o Colorado venceu dois e empatou um. A supremacia também ocorre em clássicos no interior. Em 11 jogos, o Inter tem sete vitórias e o Grêmio apenas uma, com três empates.

Por outro lado, o Tricolor goza de longa invencibilidade. São sete confrontos sem conhecer uma derrota, com três vitórias e quatro empates no período. A última derrota ocorreu no longínquo 9 de setembro de 2018, quando levou 1 a 0.

A RBS TV transmite o jogo para todo o Rio Grande do Sul.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

 

EUA pagam quase 2 bilhões de dólares e garantem compra de todas as doses de potencial vacina

Os Estados Unidos concordaram em pagar US$ 1,95 bilhão para garantir 100 milhões de doses de uma potencial vacina contra o Coronavírus que está sendo desenvolvida pelo laboratório americano Pfizer e pela alemã Biontech, anunciaram as duas empresas nesta quarta-feira (22), de acordo com a agência France Presse.

O número se refere a todo o potencial de fabricação das empresas em 2020. O objetivo de ambos os laboratórios é “fabricar cem milhões de doses antes do fim de 2020” e provavelmente mais de 1,3 bilhão antes do fim de 2021.

O acordo ainda permite ao governo norte-americano obter 500 milhões de doses adicionais, disseram o Departamento de Saúde e Serviços Humanos e o Departamento da Defesa, segundo a Reuters.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

 

Vacina chinesa pode ser liberada em caráter emergencial no fim do ano

Se tudo correr bem com os testes em voluntários, a vacina chinesa Coronavac pode ser liberada emergencialmente para uso na população no fim do ano. É o que disse nesta quarta-feira, 22, o médico infectologista Jean Gorinchteyn, novo secretário da Saúde do estado de São Paulo em entrevista à GloboNews.

Os testes com a Coronavac começaram ontem, 21, no Hospital das Clínicas, de São Paulo. Ao todo 9 mil pessoas participarão dos ensaios clínicos em 12 centros de pesquisas do país. Essa última fase de testes vai conferir a produção de anticorpos e a segurança do imunizante.

“Baseado nisso, se nos próximos 3 meses esse nível de anticorpos for elevado, e mais do que isso, mantiverem-se estabilizados, muito possivelmente os órgãos regulatórios como, por exemplo, a Anvisa, vai liberar de forma emergencial e, dessa forma, o primeiro grupo de pacientes já passaria a receber essa vacina. Talvez em dezembro mesmo ou, possivelmente, já a partir de janeiro”, completou Gorinchteyn.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

 

Será possível ouvir música por um chip implantado no cérebro?

A empresa Neuralink, co-criada por Elon Musk, está no processo de desenvolver “interfaces cérebro-computador”. De acordo com o site TechCrunch, o plano é inserir fios finos de implantes dentro do cérebro.

Então, os fios seriam conectados a um computador. No futuro, a ideia é criar um sistema de conexão completamente sem fio.

No dia 28 de agosto, ele trará mais novidades sobre os avanços da empresa.

Nas redes sociais, o cientista da computação Austin Howard questionou: “Se implementarmos o neuralink – podemos ouvir música diretamente de nossos chips?”. Musk respondeu: “Sim”.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

 

Homem é demitido por justa causa após tapa no bumbum de colega

Um homem perdeu uma disputa na Justiça do Trabalho de Minas Gerais após ser demitido por dar um tapa nas nádegas de uma colega durante uma confraternização da empresa em que trabalhava em Betim, na região metropolitana da Belo Horizonte.

Ele processou a firma pedindo que a demissão não configurasse justa causa. No entanto, na visão da juíza Karla Santuchi, da 2ª Vara do Trabalho de Betim, a conduta do trabalhador é reprovável e grave o suficiente para justificar a aplicação da justa causa.

A juíza também negou os outros pedidos do homem, como o de pagamento das verbas devidas pela dispensa injusta (aviso-prévio indenizado, 13º salário sobre o aviso-prévio, férias proporcionais, multa de 40% sobre o FGTS, multa do artigo 477 da CLT, e entrega de guias para saque do FGTS e recebimento de seguro-desemprego).

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

 

SOBRE O AUTOR

Natalie Oliveira

Jornalista que ama séries e café - @natalieoliv_ no Instagram.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.