O que será do mundo após o fim de Game of Thrones?

A série Game of Thrones, que mudou a narrativa e os enredos feitos para televisão, terá sua última temporada em 2019, mas deixará um legado inesquecível e difícil de ser superado.

Tenho lido diversas notícias (e memes) a respeito da 8ª temporada de Game of Thrones.

Então, isso me chamou a atenção o fato de que as gravações da série foram encerradas, para sempre. Nunca mais teremos a inteligência de Tyrion Lannister, a honra de Jon Snow ou a coragem de Daenerys Targaryen. Nunca mais teremos aquela abertura que se tornou uma das trilhas sonoras mais tocadas nos últimos anos.

Mas este encerramento vai além disso. GOT é uma série absolutamente genial, assim como sua saga literária. O enredo foi construído ao redor de uma premissa básica: O inverno está chegando e com ele vêm os Outros, também conhecidos como Caminhantes Brancos. Essa é a grande história, e ela acontece com pequenas cenas ao redor de todas as temporadas, comendo pelas beiradas em uma trama que já envolveu sete temporadas, cinco reis (seis com Daenerys), sete reinos, três dragões e muitas, muitas mortes. Mortes que incluem seus maiores protagonistas, o que deixou o público sempre apreensivo, já que seus personagens favoritos não estão a salvo, mesmo sendo os principais.

 

 

A temporada final possui um desfecho que vai além de sua própria história, ela cria um legado muito importante para este gênero televisivo. Visto que com GOT o padrão do público se elevou muito, gerando uma expectativa e uma sede em relação a outros programas semelhantes. Agora estes programas precisam no mínimo se igualar com a obra de George R.R. Martin, em termos de qualidade na história, nas atuações e nas infinitas tramas. Qualquer série que não surpreenda o público da mesma forma será descartada pela audiência, estando assim, fadada ao fracasso. Hoje mesmo já podemos perceber essa preocupação em alguns programas, como “La Casa de Papel”, que possui uma trama completamente diferente, mas se utiliza do inesperado para cativar seu público.

 

 

O fato é que Game of Thrones revolucionou os seriados assim como “Homem de Ferro” revolucionou os filmes de heróis, principalmente o universo cinematográfico Marvel. Depois de GOT, nenhuma série poderá ser despretensiosa, nem terá uma abertura tão aplaudida, ou unirá centenas de expectadores ao redor do mundo, como fez alguns episódios da sétima temporada. O certo é que Game of Thrones poderá encerrar consigo um período de ouro da televisão mundial, que encheu os olhos dos amantes da Terra Média ou de Westeros; e que deixará um vazio que precisará ser preenchido com conteúdo de qualidade, e por mais que consigam suprir essa qualidade, o certo é que Game of Thrones fará muita falta.

 

SOBRE O AUTOR

Ricardo Azevedo

Mestre Jedi, Guardião da Terra Média, Vingador, agente da UCT e irmão juramentado da Guarda da Noite. Nas horas vagas, diretor de TV e redator/blogueiro, mas 24 horas nerd.

COMENTÁRIOS

Uma resposta para “O que será do mundo após o fim de Game of Thrones?”

  1. Excelente observação do autor sobre uma saga épica que nem terminou e já está deixando saudade.
    Aguardamos novos temas e desejamos boa sorte nesta nova empreitada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.