Os desafios da retomada do futebol durante a pandemia de coronavírus

Talk Mix aborda as principais lesões e dificuldades dos atletas profissionais na volta das competições

Com a pandemia do novo coronavírus, os campeonatos e jogos disputados foram suspensos no final do mês de março. Os atletas precisaram permanecer por um longo período em isolamento domiciliar, sem toda a infraestrutura dos centros de treinamentos dos clubes. Durante o mês de junho, os campeonatos regionais iniciaram um retorno inesperado e sem grandes preparações. 

De acordo com o Sindicato Mundial de Jogadores, FIFPRO, o calendário repleto de partidas em um curto espaço de tempo impactou tanto na parte física, quanto psicológica dos atletas profissionais. E esse foi o tema do terceiro episódio do Talk Mix, projeto de podcasts desenvolvido por estudantes de comunicação da Ulbra.

Para abordar o assunto, os alunos Bruno Soares, Lisielle Zanchettin e Victor Leffa entrevistaram o médico traumatologista e especialista em medicina esportiva, Fábio Krebs, o preparador físico do Corinthians, Michel Huff, e o preparador físico do Novo Hamburgo, Márcio Vitória. 

De acordo com o médico Fábio Krebs, as principais lesões aparecem devido ao esforço extremo, após uma grande parada. Para ele, o trabalho médico nesta retomada deve estar interligado com equipes de preparação, nutricionista e fisioterapeutas. 

Segundo os dois preparadores físicos, Michel e Márcio, a parada por mais de cem dias trouxe danos irrecuperáveis para esta temporada. A tabela de jogos apertada e a exigência do alto rendimento são as principais causas das lesões e problemas entre os jogadores. 

Ficou interessado pelo assunto e quer saber mais? Confira o material completo no podcast! 

SOBRE O AUTOR

Rádio Mix

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.