Perfect Blue: o Cisne Negro dos animes?

“Perfect Blue” é sobre uma idol que desiste de ser cantora para ser atriz. Porém, a pressão do trabalho, a ação da mídia e outros fatores tornam a separação entre mundo real e fantasia confusa.

A recomendação de hoje é Perfect Blue. Perfect Blue é um filme de animação de horror psicológico produzido por Satoshi Kon, lançado em 1998 no Japão. Kon já dirigiu outros filmes como Paprika e Tokyo Godfathers e a série Paranoia Agent. O filme foi inspirado no romance de Yoshikazu Takeuchi, de mesmo nome.

Mima e as colegas do idol group, em sua última apresentação antes de sair.

Mima e as colegas do idol group, em sua última apresentação antes de sair.

O longa conta a história de uma idol de um grupo de J-Pop, Mima Kirigoe. Mima esteve no grupo pelos últimos dois anos, junto de outras duas cantoras. Entretanto, ela decide seguir a carreira de atriz, já que acredita que ser uma idol não vai fazê-la evoluir como artista. Ademais, as opiniões dos fãs frente à decisão da artista são mistas. Porém, ela espera que os fãs continuem apoiando-a em sua nova carreira.

Porém, como a vida não é um sorvete com calda de chocolate, chantilly e granulado, começa a dar ruim. Após sua saída do grupo, sua vida começa a mudar muito. Mas Mima está focada em continuar sua carreira de atriz, custe o que custar. Ela decide participar de uma série policial e cada vez mais demandam mais de Mima e sua empresária, Rumi Hidaka. Empresária esta que terá um papel importante na história, também.

LEIA MAIS: Wotakoi é um dos animes de romance mais realistas

E como tem louco para tudo, um fã obsessivo não aceita a saída de Mima do idol group. Ele começa a “stalkeá-la”, fazendo com que Mima se torne mais paranoica. Ademais, ela também descobre uma espécie de blog. O site narra sua vida detalhadamente, perfeitamente. E assim ela começa a questionar se foi ela quem escreveu aquilo ou não. E para melhorar a situação, parece que suas antigas colegas do J-Pop estão fazendo mais sucesso que antes. Todos esses acontecimentos perturbam Mima cada vez mais, e se torna cada vez mais difícil de separar a realidade da fantasia – da paranoia.

Mima, não mais diferenciando o real e a fantasia. "Cisne Negro" também brinca com o reflexo em uma cena, dessa forma.

Mima, não mais diferenciando o real e a fantasia. “Cisne Negro” também brinca com o reflexo em uma cena, dessa forma.

 

Esta história lhe soa familiar? Não é coincidência! Há muitos indícios de que Darren Aronofsky, diretor de Cisne Negro, se inspirou em Perfect Blue para fazer o filme – apesar de ele negar as aparências e disfarçar as evidências. Uma das similaridades é o nomes das protagonistas: Mima e Nina. É verdade que as histórias são diferentes em vários aspectos, mas há várias semelhanças que podem, sim, ter sido influenciadas por Perfect Blue. Um exemplo é a incapacidade das protagonistas de distinguirem a realidade da fantasia, cada uma a seu modo.

LEIA MAIS: Diretor de Your Name anuncia novo filme para 2019

Perfect Blue mostra como a pressão da carreira pode afetar a vida de uma pessoa, assim como a mídia tem um papel importante nela. O modo como Mima aparece no seriado e nas entrevistas também contribuiu para o seu desequilíbrio. O fato de estar sendo stalkeada e a sua vida sendo ditada tão detalhadamente em posts de um blog foram ainda uma enorme influência. Mima estava se perdendo. Já não sabia mais quem era nem o que realmente queria.

E tudo levou aos acontecimentos no final do filme. Você vai entrando na loucura junto com a Mima, e também não conseguimos mais distinguir o que é real ou não. Os pequenos elementos que amedrontam a protagonista conseguem nos perturbar, como o visual do stalker. Sem contar a trilha sonora, que ajuda bastante a entrar no clima e aumentam o nervosismo das cenas, deixando você na beira do assento. Recomendo muitíssimo! Ah, e aproveita para assistir ao Cisne Negro e percebam as semelhanças entre os dois filmes.

Confira o trailer de Perfect Blue!

SOBRE O AUTOR

Rafaela Hermes

Meme queen, lolzeira. Estudante de jornalismo e edito vídeos. "Anime was a mistake".

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.