Plataforma de streaming disponibiliza filmes e séries de cultura livre gratuitamente

Os filmes e séries podem ser enviados pelos próprios usuários da plataforma.

Você sabia que existe um canal de streaming na qual é possível assistir filmes e documentários de cultura popular gratuitamente? Pois é, a plataforma Libreflix foi criada há dois anos e já tem inúmeras obras sem custo nenhum para seus consumidores apaixonados por audiovisual.

A ideia dos criadores é distribuir obras sem ferir direitos autorais. Guilmoir Rossi, de 23 anos, foi um dos criadores do Libreflix, criado em julho de 2017 em Curitiba. Segundo ele, a plataforma foi a maneira que encontrou de oferecer conteúdos de graça e sem utilizar a pirataria. A minha principal motivação foi criar uma alternativa que oferecesse obras livres para serem acessadas pela internet, sem ferir nenhum direito de cópia. O objetivo é fomentar uma distribuição mais independente, sem o cerceamento das grandes corporações de entretenimento.”

ACERVO

O acervo é disponibilizado pela produção do site, mas também pode ser submetido pelos usuários na plataforma. Para isso, basta criar uma conta e enviar o arquivo que desejar. Este conteúdo é analisado pela equipe antes de ser acrescentado ao catálogo, que faz uma pesquisa para ver se não haverá nenhum problema em liberar o título. Se não for aprovado, o conteúdo é removido imediatamente, mas isso raramente acontece, segundo o idealizador do projeto. “Se formos avisados que estamos cometendo um erro, removemos a produção imediatamente. Porém, na maioria das vezes a relação com os artistas é muito tranquila, já que sua obra seja apreciada por outras pessoas que antes não seriam”, revela.

Para inserir algum conteúdo, basta que o usuário preencha um formulário de submissão, disponível em https://libreflix.org/novo.

O estudante diz ainda que quase metade das produções são inseridas pelos próprios criadores, e que percebe que os artistas se sentem animados com a ideia de poderem expor o seu trabalho de forma acessível e gratuita.

Uma das expansões que a Libreflix quer trazer para seu público é um aplicativo para versão Android, que já está em fase de testes, e no futuro para Chromecast e iOS e que possa ser feito download.

SOBRE O AUTOR

Rádio Mix

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.