VMA: Maiores polêmicas da premiação no século XXI

Seja com roupas, protestos ou discurso políticos, o VMA é um momento perfeito para mandar uma mensagem. Artistas como Lady Gaga, Madonna, Beyoncé e Miley Cyrus souberam fazer isso.

Uma das maiores premiações da música, o Video Music Award (VMA) é um santuário de arte e artistas. Receber prêmios na cerimônia não só gera reconhecimento para o mundo e colegas de profissão, mas garante que seu nome esteja na história da música. No entanto, alguns artistas foram além e resolver chocar. Seja com roupas, protestos ou discurso políticos, o evento é um momento perfeito para mandar uma mensagem. Majoritariamente, essa mensagem é a mesma: “ninguém manda em mim”. Confira os melhores momentos, incluindo Lady Gaga, Madonna, Beyoncé e Miley Cyrus.

 

Maiores polêmicas do VMA

Vestido de carne da Lady Gaga, 2010

Dois anos após ganhar o prêmio de artista revelação na mesma premiação, Lady Gaga chocou o mundo da moda incluindo: veganos, vegetarianos e onívoros. Ela apareceu com um vestido de carne – não era imitação, era carne mesmo – para receber o prêmio de Melhor Videoclipe do Ano por “Bad Romance”. Além de chamar a atenção, ela enojou algumas pessoas. Na época, a cantora afirmou que a atitude era um protesto sobre como as pessoas, artistas e principalmente mulheres são tratadas como um pedaço de carne. Ela, sobretudo, não queria ser tratada assim.

Alguns diziam que era um protesto contra a indústria das carnes. Outros que ela só queria chamar atenção mesmo.

 

 

Beyoncé anuncia gravidez, 2011

Um dos momentos mais lindos do VMA foi quando a diva do pop Beyoncé anunciou a primeira gravidezAté a premiação, já haviam rumores especulando uma novidade para o casal Carter. Assim, Beyoncé declarou seu amor por Jay-Z, por Blue Ivy e sua capacidade de ser uma grande performancer – mesmo grávida.

 

 

Miley Cyrus mostra a língua para Robin Thicke, 2013

Talvez a apresentação mais chocante da história significou muita coisa. A quebra da fantasia de Hanna Montana, da inocência de fãs de Miley Cyrus, a adesão de um novo grupo de fãs, o vício da dança twerk, e a sexualidade um tanto… estranha e nojenta entre Cyrus e Thicke. Claro que “Blurred Lines” em si já tinha muita contradição. Porém, cantar ela com a ambiguidade de desejo e estupro em uma cerimônia tão importante quanto VMA foi no mínimo desconfortável.

Na dúvida, só olhar as cenas da plateia evitando olhar.

 

 

Kanye West interrompe Taylor Swift, 2009

Momento inusitado e totalmente deselegante do VMA reflete no sentimento de vergonha alheia. É como aquelas cenas de filme que a mocinha está sendo humilhada pela beauty queen da escola e você fica o tempo inteiro torcendo para que passe logo. Ou que seja só imaginação. Porém, isso foi real.

Taylor Swift tinha a recém começado a fazer sucesso em 2008. Em 2009, Taylor ganhou o prêmio de Melhor Clipe Feminino por “You Belong With Me”. No entanto, foi interrompida durante seu discurso por Kanye West, que disse que Beyoncé merecia o prêmio muito mais que Taylor.

As reações foram determinantes para a carreira de ambos: Taylor começou a produzir cada vez mais composições premiáveis e premiadas. O rapper, no entanto, foi tão criticado que passou um bom tempo fora dos Estados Unidos, indo morar na Europa. Desde então, sua carreira não evoluiu muito – mesmo que ainda esteja envolvido em muitas polêmicas.

 

 

Madonna beija Britney Spears e Christina Aguilera, 2003

Colocar as maiores artistas pop em um palco ia resultar em algo entre glória, surpresa e exaltação da música. E foi o que aconteceu. Principalmente por contar com a presença da rainha do pop, Madonna, no mesmo cenário, Britney e Christina já se tornaram privilegiadas. “Like a virgin” não foi só com uma apresentação sensual e artística, mas muito bem coreografada. Todavia, o melhor ficou para o final: o beijo das três.

Justin Timberlake, na época namorado de Britney, não gostou muito. Os outros artista na plateia, ao verem Madonna, se levantaram para aplaudir.

 

Mais além contamos à você se teve mais polêmicas no VMA de ontem.

SOBRE O AUTOR

Ana Szezecinski

Aquela do sobrenome complicado e que usa protetor solar 50. Jornalista.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.