Você tem medo de quê?

“IT: a coisa – Capítulo 2” estreia nos cinemas brasileiros com “fome de medo”.

E se o seu maior medo se materializasse, que forma ele teria? Bem, não importa, para todas as formas existe Pennywise. O palhaço vivido por Bill Skarsgard, volta ainda mais perturbador na continuação de “IT: a coisa” (2017), que estreia essa semana nos cinemas.  

Em “IT: a coisa – capítulo 2” (2019), Pennywise volta a aterrorizar a cidade de Derry, 27 anos depois. O palhaço alienígena, que usa a fobia das pessoas como forma de vulnerabilizá-las e de se fortalecer, retorna em busca do grupo de crianças que o derrotou no passado. No entanto, mais de duas décadas depois, os integrantes do “Losers Club”, comandados por Bill (James McAvoy), acumulam outros medos trazidos pela vida adulta, o que deve aumentar o terror psicológico do filme. 

 

Mas você sabia que medo e fobia não são a mesma coisa? 

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o medo é uma resposta natural e saudável do nosso organismo para quando identificamos riscos a nossa integridade física ou até mesmo nossas vidas. Em situação de medo uma série de substâncias químicas são disparadas pelo corpo e nos colocam em situação ou de confronto, ou de fuga. Ou seja, o medo costuma ser inesperado, surgindo de acordo com a situação a qual somos expostos. 

Agora se só de pensar em algo você já fica logo se tremendo, saiba que isso se chama fobia. A fobia é um transtorno de ansiedade que desencadeia medos constantes e acentuados seja à exposição ou possibilidade de exposição àquilo que é entendido como ameaçador. A ABP aponta que as pessoas que sofrem com fobias, normalmente não vê racionalidade no seu medo, mas ainda assim são incapazes de controlá-lo. Crises fóbicas podem levar as pessoas, inclusive, a quadros de pânico 

Sabendo a diferença, que tal uma pequena lista de filmes que trazem situações de fobias comuns pra saber em qual nível você está? 

 

ARACNOFOBIA (1990) 

  

 

Acho que não precisamos dizer mais nada, não é? Aracnofobia (medo de aranhas) traz a história de uma família que se muda para o interior. Assim que chegam, aranhas começam a aparecer nas imediações da casa e mortes começam a acontecer. 

 

AEROPORTO 77 (1970) 

 

Esse não é o filme indicado para os claustrofóbicos (medo de permanecer em espaço fechado) de plantão. Nessa trama, um Boeing 747 é sequestrado e após enfrentar forte nevoeiro pousa em alto mar. O problema é que o avião afunda cerca de 100 metros com todos os passageiros vivos a bordo. 

 

PALHAÇOS ASSASSINOS DO ESPAÇO SIDERAL (1988)

 

Nesse clássico do Cinema Trash, palhaços alienígenas raptam pessoas de cidades pequenas e as envolvem em algodão doce para come-las depois. Então, se você quer pôr a prova sua coulrofobia (medo de palhaços) talvez esse filme da década de 80 seja uma boa pedida. 

 

FREE SOLO (2018) 

 

Outra fobia bastante comum é a acrofobia (medo de altura)Free Solo é um documentário que acompanha a escalada de 915 metros de altura realizada por Alex Honnold no El Capitan, paredão de granito que fica no Parque Nacional da cidade de Yosemite, na Califórnia. Com imagens nos mais diferentes ângulos, esse é um filme que promete causar vertigem àqueles que não suportam alturas elevadas. 

 

Bom, vamos deixando essa listinha por aqui por que ela já pode estar desconfortável o suficiente. Mas lembre-se: sejam quais forem suas fobias, saiba que todas elas podem ser tratadas com a ajuda de um profissional da saúde e que um pouquinho de medo também não faz mal a ninguém.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.